Casa de Vó
- ekavolf
- 9 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
A longevidade está aumentando. Os filhos, cada vez em menor número, mas continuam chegando. E chegam quando os pais estão ainda crescendo na vida profissional. Faz décadas que não é mais só pai que trabalha, a mãe também trabalha fora, e muito. Às vezes até mais que o próprio marido. Os avós que se aposentam ainda estão na tal da "melhor idade", tem muita energia e alegria de viver, A imagem da avó de hoje está bem distante daquela velhinha, sentada numa cadeira de balanço e fazendo tricô. As corridas de rua e academias estão cheias de vovós saradas e com pinta de atleta saudável!! Os vovôs também se cuidam bastante, ainda que sejam bem mais reservados, e já faz tempo que muitos deles trocaram a barriga de bola pela barriga de tanquinho!! As crianças começam a ir para escola com dois anos de idade sendo que boa parte delas já frequenta creches a partir de 4 ou 5 meses de idade. Creches são estabelecimentos de assistência, mas os pais falam que seu filho está na "escolinha". Pode até ser uma escolinha de vida por ver outros nenês, por sair de casa etc.
Temos então um monte de piás que precisam ser cuidados e um monte de avós com disponibilidade e disposição infinitas; com bastante experiência de vida e melhor ainda, da mais alta confiança. Nunca ouvi falar de avós que sequestraram netos. Pelo contrário, pagam o que for para passarem uma tarde apenas com os netos num shopping ou na piscina da casa da vovó.
Muitos pais sentem culpa por não ficarem tanto tempo com os filhos como gostariam. Acham que estão falhando na educação dos pequenos e a partir daí não se permitem um tempo, uma noitezinha apenas de sossego ou um fim de semana na praia...só os dois!! Vai galera...deixa a criançada uma noite na casa da vó e vai namorar um pouco!! Isso não é pecado e não mata ninguém!!
O grande barato para que essa relação funcione bacana é deixar bem claro uma coisa: os avós podem ter a função de ajudar, mas a função de educar é exclusiva dos pais. Avós que ficam se metendo onde não devem só vão atrapalhar tudo e melar todo um esquema que poderia dar muito certo. A falha na educação é resultado muito maior da falta de postura adequada dos pais em relação à educação, do que de avós estragando o que eles construíram. Avô nenhum consegue atrapalhar uma educação firme, equilibrada e construída com amor. Aliás, toda criança sabe diferenciar muito bem quem de fato "manda” nelas. Em minha opinião a hierarquia de posições funciona como um pilar mestre dentro da família. “A criança que, ao receber uma ordem do avô, responder algo do tipo:”Você não é meu pai pra mandar em mim”, algumas conclusões podemos tirar: 1- Essa criança nunca foi educada, nem pelos pais nem pelos avós, nem pelo vizinho e nem entregador de pizza; 2- provavelmente é uma casa sem hierarquia, sem respeito, sem valores...é uma casa como um barco à deriva, jogada pra todo lado!! 3- provavelmente essa criança, quando for adolescente, quando for um adulto, vai tratar assim, com esse mesmo “respeito”, os amigos, a namorada, a esposa, o chefe ou qualquer subordinado a ela. Deixar a piazada com os avós é uma boa opção se os pais souberem estabelecer as regras, os limites e se os avós entenderem qual o seu real papel e sua posição. Não misturem os canais! É importante também deixar bem claro para a criançada que, quem manda no “barraco” é o papai e a mamãe! Vovô e vovó estão ali para ajudar os filhos, para encher aos piás de beijos, para rolar de dar risada, para ver novamente brinquedos espalhados por suas casas e para eles próprios, quem sabe, sentirem encher novamente o ninho que outrora ficou vazio.
PS: No fundo eu nem sei por que escrevi esse texto!! Juro que é sem intenção alguma! kkkkkk. Vovós e vovôs, de boa, mas vocês estão me devendo uma, hein??

Comments