Volta às aulas
- ekavolf
- 9 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Logo logo vem aula por aí!! Fim de férias e é hora de trocar os passeios pela escola, os biquínis e sungas pelo uniforme...”bora” prá aula!! Quando meu filho, o Kauê, era pequeno ele cantava uma musiquinha que aprendeu na escola, no CIP, e que dizia: “...de volta ao parque estou, deixei a mamãe em casa agora vou estudar”. Eu, é claro, que chorei quando ouvi ele cantando isso pela primeira vez!!! Mãe é bicho molenga mesmo, neh?? Mas é isso, meu povo, é tempo de mandar os “piás” para a escola.
Vamos ver sobre alguns lances que, dependendo de como você agir, vai ajudar ou prejudicar seu filho. Faça a sua parte para que os tempos de escola sejam sempre lembrados como um tempo bom, nunca como um martírio.
-Organize o dia e a rotina das crianças. Hora da escola; hora de banho; hora do almoço, q deverá ser na mesa e não na frente da TV; hora de ir prá natação, etc, etc etc...Adoro grade de horários pregada na geladeira...sabe aquelas pregadas com imã?? Isso não é uma atitude militar, não!! Isso ajuda a criança se orientar no tempo e nas suas atividades. PS: Sei de grade de horário que tem lá: “hora de ir prá tia Waleska”...eheheheh.
-Não exagere nas atividades extras. Já recebi criança no consultório q fazia: natação, futebol, Kumon, inglês, basquete e catecismo!! O que é isso, minha gente!! Ainda bem que tive a oportunidade de resgatar esse “piá” desse inferno de rotina!! Criança gosta de brincar, criança precisa brincar, criança amadurece brincando, criança evolui brincando!! Brincadeira não é brinquedo, não...é sério!!
-Lembre que você é exemplo para tudo. Você manda seu filho ler, mas faz quanto tempo faz que ele não te vê com um livro na mão?? Você o manda arrumar o armário e o seu mesmo parece que passou um tsunami! Você manda ele para dezenas de atividades esportivas...mas e você? Academia, caminhada, natação!!Nada? Como assim? Papai e mamãe são os modelos, os exemplos...afinal seu filho vai imitar quem??o vizinho??
-Alie-se à nova professora. Isso, com certeza, dará uma liga muito boa!!Se você só ficar vendo os defeitos da escola ( que todas elas têm; não existe escola perfeita. Ainda bem, neh??afinal nosso pimpolho também não é perfeito!), se você ficar criticando o material, “navalhando” a direção da escola, isso em nada fará bem, nem para rendimento escolar e nem para o caráter dele ainda em formação.
-Um adulto é capaz de estudar por horas em seguida, uma criança não. Ela tem limites. Não adianta programar uma tarde toda de leitura, tarefa, resumos...ela não vai conseguir!! Considere sempre o tempo de atenção do seu “piá”...uns são mais atenciosos, outros nem tanto! Uns aguentam mais quando são “apertados”, outros já espanam de cara!! Como diria minha avó: você conhece o seu eleitorado!!
-Nunca compare um filho com outro filho, com primo, com vizinho, com colega de turma, etc... Eu fico me remoendo quando vejo alguém falando: “mas o primo dele estuda na mesma classe e vai muito melhor que ele”. Mãe pode ser que seu filhote esteja dando o melhor dele e, nesse melhor dele, ele espera te agradar!! E você fica comparando ele com o primo!! Isso não é bacana. Vou te dar um exemplo de como comparação incomoda; vou deixar bem dentro do contexto das mulheres: Você gostaria que seu marido falasse que o macarrão da mãe dele é melhor que o seu? Você gostaria que sua super amiga chegasse para você e falasse: Nooossa amiga, você está fazendo o mesmo regime da sua prima mas ela emagrece e você não, neh? Você ia gostar? Não, neh?? Então, não compare teu filho com nada, com ninguém!! Aliás eu não curto comparações de forma alguma e entre ninguém.
-Mochila arrumada geralmente é sinal de vida escolar arrumada. Eu já achei de tudo dentro de mochilas: meia suja misturada com trufa amassada, pacote aberto de salgadinho, frutas de uma semana atrás, brinquedos diversos, papel amassado de todas as cores e tamanhos, etc etc etc. Depois da tarefa feita é hora de arrumar a mochila, apontar os lápis, tirar o resto de lanche da véspera, limpar o estojo e tirar de dentro aquela boneca da irmã que ele escondeu lá faz uns 4 meses!!
-Elogie sempre!! Você não gosta de ser elogiada?? Então...seu “piá” também!! Na verdade acho que todos nós temos um pouco do palhaço dentro de nós: adoramos um aplauso!!
-Organize horários, planeje sobre as atividades extra escola, passe segurança, coloque ordem na casa, exerça o seu papel com tranquilidade e tenha certeza que estará fazendo a coisa certa. Parafraseando Içami Tiba: ”Criança não tem competência para comandar uma casa”. Quem manda em casa é papai e mamãe. Espero que você consiga transmitir um significado bacana de hierarquia dentro da sua casa. Mostre que papai faz papel de papai, mamãe faz papel de mamãe e filhinho faz papel de filhinho. Creio que, então, nesse caso, haverá ordem, respeito e paz.
Bom retorno às aulas, “piazada””!!
Comments