top of page

Negar não cura, fugir não trata!

  • ekavolf
  • 9 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

A TV Globo estava reapresentando aquela novela Caminho das índias e ali podemos ver um assunto que muito me incomoda no que diz respeito a cuidar ou não cuidar do seu filho, aceitar ou não aceitar um provável “problema”. O personagem Tarso, muitíssimo bem representado pelo ator Bruno Gagliasso, mostrava um comportamento bastante alterado, um desordem emocional muito grande, com um diagnóstico complicado, mas não vou aqui discutir a “doença” em si, se está bem ou mal representada. Já vi artigos de médicos e pacientes se queixando da forma como a doença foi abordada na trama de Glória Perez. Não quero aqui discutir assuntos da área da Psiquiatria.

A mãe do Tarso, também muito bem representada pela atriz Cristiane Torloni, fugia do problema, não aceitava as várias indicações de tratamento para o filho e, mesmo ele, dentro do seu delírio, tentado contra a vida de uma pessoa, a mãe insistia que ele estava apenas tendo uma crise de stress. Não via o filho como ele era... talvez visse como ela queria que fosse.  Mas também aqui não quero aqui me enveredar por uma discussão tão séria e que seria do campo da Psicologia.

Quero aqui só trazer à tona uma situação bastante real, que não existe apenas nos folhetins da Globo, nem tão pouco apenas na cabeça da Glória Perez.

Mãe, pai, família ou qualquer outro responsável!! Fugir da situação não resolve nem nunca resolveu diagnóstico algum. Quem está deixando de ser tratado é o seu filho! Não é o filho do vizinho! Se você não parar de fugir e começar a correr atrás das necessidades dele, seu filho não terá algo que é direito dele: o direito de ser cuidado!! Além, é claro, de o problema continuar existindo. Novamente falo: a negação não muda o diagnóstico!!

Famílias...temos como pais o direito, sim,  de nos revoltarmos, de chorarmos por algo ter ocorrido diferente do esperado naquela gravidez, temos o direito, sim, de ficarmos profundamente abalados mas, não temos o direito de roubar direitos!! Toda criança tem o direito de ser cuidada e tratada de acordo com suas necessidades. Isso é lei.

Não negue. Não fuja. Trate! Seu piá vai te agradecer!




 
 
 

Comments


  • Facebook Social Icon
bottom of page